quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Educação no Período Imperial


                                                      Educação Primeiro Reinado
    • Primeiro projeto de Constituição: “Haverá no império escolas primárias em cada termo, ginásios em cada comarca e universidades nos mais apropriados locais”
    •   Constituição de 1824: garantia da “instrução primária gratuita a todos os cidadãos” e “criação de “Colégios e Universidades, onde serão ensinados os elementos das ciências, belas artes e artes.”
    •   1828 – Lei que cria as Câmaras Municipais e atribui-lhes a função de inspeção sobre as escolas de primeiras letras, bem como pela educação e destino dos órfãos.

      
    Educação I Império
    •  Lei de 15 de outubro de 1827 – primeiro instrumento legal importante para a educação - determina que se criem as escolas de primeiras letras que forem necessárias em todas as vilas, cidades e lugares
    •  Define o método de ensino a ser adotado: o ensino mútuo ou Método Lancaster 
    •   Prevê forma de provimento de professores, ordenados e capacitação
    •   Determinações sobre os prédios escolares
    •   Escolas de meninas em cidades e vilas mais populosas 

    Segundo Reinado: Consolidação do Império

    Bandeira Segundo Reinado


    •  Volta dos jesuítas - 1842 
    •   Criação da Inspetoria Geral da Instrução Primária e secundária do município da Corte - 1854
    •   Estabelecimento de normas para o exercício da liberdade de ensino e de um sistema de preparação do professor primário - 1854
    •   Criação do ensino para cegos e surdos – 1854 e 1856
    •   Criação do Liceu de Artes e Ofícios - 1856 (iniciativa privada)
    •   Escolas Normais trouxeram uma pequena melhora no ensino: instabilidade

    Reformas que não mudaram
    •  1854 – Reforma Couto Ferraz – Ensino Primário e Secundário no Município da Corte
    •   1854 – Reforma Luís Pedreira –Cursos Jurídicos e dos Cursos de Medicina
    • 1878 - Reforma Leôncio de Carvalho - Ensino Primário e Secundário no Município da Corte e do Ensino Superior em todo o país
    •  1878 - Projeto para a criação de cursos noturnos para adultos analfabetos, no Município da Corte
      Não se efetivou a distribuição racional das escolas pelo território nacional
      Apenas 10% da população têm acesso à escola.

    VIEIRA, S. L. e FREITAS, I. M. S. de. Política Educacional no Brasil. Brasília: Plano Editora. 2003. p. 47-67
    RROMANELLI, Otaíza de Oliveira, História da Educação no Brasil. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.

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