Educação Primeiro Reinado
- Primeiro projeto de Constituição: “Haverá no império escolas primárias em cada termo, ginásios em cada comarca e universidades nos mais apropriados locais”
- Constituição de 1824: garantia da “instrução primária gratuita a todos os cidadãos” e “criação de “Colégios e Universidades, onde serão ensinados os elementos das ciências, belas artes e artes.”
- 1828 – Lei que cria as Câmaras Municipais e atribui-lhes a função de inspeção sobre as escolas de primeiras letras, bem como pela educação e destino dos órfãos.
- Lei de 15 de outubro de 1827 – primeiro instrumento legal importante para a educação - determina que se criem as escolas de primeiras letras que forem necessárias em todas as vilas, cidades e lugares
- Define o método de ensino a ser adotado: o ensino mútuo ou Método Lancaster
- Prevê forma de provimento de professores, ordenados e capacitação
- Determinações sobre os prédios escolares
- Escolas de meninas em cidades e vilas mais populosas
Segundo Reinado: Consolidação do Império
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| Bandeira Segundo Reinado |
- Volta dos jesuítas - 1842
- Criação da Inspetoria Geral da Instrução Primária e secundária do município da Corte - 1854
- Estabelecimento de normas para o exercício da liberdade de ensino e de um sistema de preparação do professor primário - 1854
- Criação do ensino para cegos e surdos – 1854 e 1856
- Criação do Liceu de Artes e Ofícios - 1856 (iniciativa privada)
- Escolas Normais trouxeram uma pequena melhora no ensino: instabilidade
Reformas que não mudaram
- 1854 – Reforma Couto Ferraz – Ensino Primário e Secundário no Município da Corte
- 1854 – Reforma Luís Pedreira –Cursos Jurídicos e dos Cursos de Medicina
- 1878 - Reforma Leôncio de Carvalho - Ensino Primário e Secundário no Município da Corte e do Ensino Superior em todo o país
- 1878 - Projeto para a criação de cursos noturnos para adultos analfabetos, no Município da Corte
Não se efetivou a distribuição racional das escolas pelo território nacional
Apenas 10% da população têm acesso à escola.
VIEIRA, S. L. e FREITAS, I. M. S. de. Política Educacional no Brasil. Brasília: Plano Editora. 2003. p. 47-67
RROMANELLI, Otaíza de Oliveira, História da Educação no Brasil. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.



Muito bom! Parabéns.
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