terça-feira, 4 de outubro de 2011

A Colonização


  A princípio a colonização do Brasil foi um processo de exploração, povoação e dominação do território por parte dos portugueses, que mantinham interesses nas riquezas brasileiras como fonte de renda para Portugal. 
Entretanto, quando aqui chegaram, o território já estava sendo ocupado por índios, que não se sabe ao certo sua origem.
 A aprendizagem nessas comunidades simples acontecia de forma natural, não era necessário o uso de técnicas educacionais, pois os conhecimentos realmente necessários eram para a sobrevivência e a integração do indivíduo na sociedade.


  Nesse contexto em 1549 chegam ao território brasileiro os primeiros jesuítas, que tinham como finalidade a catequização dos índios com o intuito da propagação da fé católica, para essa propagação foi necessário que os jesuítas desenvolvessem com os índios um trabalho educativo, pois para que fosse transmitida a eles a fé católica era necessário que os mesmos apreendessem a ler e escrever. 

Para a catequização dos índios, eles utilizaram um método denominado Ratio Studiorium, sob os interesses dos catequizadores e da igreja contra-reformista.
Foi formulado então um documento, o Ratio Studiorium, com a finalidade de estabelecer uma base comum das questões pedagógicas para as instituições escolares. Esse documento era constituído por trinta conjuntos de regras, um manual que servia para indicar a responsabilidade, o desempenho, o relacionamento mantido entre os membros da hierarquia (professores e alunos) e da administração escolar.

Listava também os métodos que o professor deveria utilizar para o ensinamento, esses ensinamentos dividiam-se em três áreas: humanidades, filosofia e ciências sagradas (Teologia).

Para essa catequização os jesuítas também tiveram que a prender a língua nativa dos indígenas, estabelecendo uma relação entre o português e o tupi.
 
A Companhia de Jesus tinha como unidade administrativa a Província, que era conduzida pelo Superior ou Provincial. Esses grupos de províncias formavam Assistências. Ao todo, existiram seis Assistências. O supremo poder legislativo da Companhia de Jesus encontrava-se na Congregação Geral, que possuía delegados de diversas Províncias.

Conclusão

Podemos dizer que os jesuítas conseguiram atingir em parte o seu objetivo de catequizar e instruir os índios.
“Essa experiência cotidiana pautava a consciência e conformava o agir das pessoas. E o colégio jesuítico continuava formando letrados.” (PAIVA, José Maria. 500 anos de Educação no Brasil. 3ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.).
       Os jesuítas se mantiveram responsáveis pela educação no Brasil até que foram expulsos por marquês de Pombal em meados de 1759. Nesse momento possuíam 25 residências, 36 missões e 17 colégios e seminários.


Jaqueline Tamara da Silva
Jéssica Lima de  Godoi
Graduandas de Pedagogia
Universidade Estadual de Campinas
Unicamp



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