Entretanto, quando aqui chegaram, o território já estava sendo ocupado por índios, que não se sabe ao certo sua origem.
A aprendizagem nessas comunidades simples acontecia de forma natural, não era necessário o uso de técnicas educacionais, pois os conhecimentos realmente necessários eram para a sobrevivência e a integração do indivíduo na sociedade.

Para a catequização dos índios, eles utilizaram um método denominado Ratio Studiorium, sob os interesses dos catequizadores e da igreja contra-reformista.
Foi formulado então um documento, o Ratio Studiorium, com a finalidade de estabelecer uma base comum das questões pedagógicas para as instituições escolares. Esse documento era constituído por trinta conjuntos de regras, um manual que servia para indicar a responsabilidade, o desempenho, o relacionamento mantido entre os membros da hierarquia (professores e alunos) e da administração escolar.
Listava também os métodos que o professor deveria utilizar para o ensinamento, esses ensinamentos dividiam-se em três áreas: humanidades, filosofia e ciências sagradas (Teologia).
Para essa catequização os jesuítas também tiveram que a prender a língua nativa dos indígenas, estabelecendo uma relação entre o português e o tupi.
A Companhia de Jesus tinha como unidade administrativa a Província, que era conduzida pelo Superior ou Provincial. Esses grupos de províncias formavam Assistências. Ao todo, existiram seis Assistências. O supremo poder legislativo da Companhia de Jesus encontrava-se na Congregação Geral, que possuía delegados de diversas Províncias.
Conclusão
Podemos dizer que os jesuítas conseguiram atingir em parte o seu objetivo de catequizar e instruir os índios.
“Essa experiência cotidiana pautava a consciência e conformava o agir das pessoas. E o colégio jesuítico continuava formando letrados.” (PAIVA, José Maria. 500 anos de Educação no Brasil. 3ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.).
Os jesuítas se mantiveram responsáveis pela educação no Brasil até que foram expulsos por marquês de Pombal em meados de 1759. Nesse momento possuíam 25 residências, 36 missões e 17 colégios e seminários.
Jaqueline Tamara da Silva
Jéssica Lima de Godoi
Graduandas de Pedagogia
Universidade Estadual de Campinas
Unicamp
Jaqueline Tamara da Silva
Jéssica Lima de Godoi
Graduandas de Pedagogia
Universidade Estadual de Campinas
Unicamp



Nenhum comentário:
Postar um comentário